Atividades Científicas e Culturais aborda o tema da BNCC, neste sábado

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11 de junho

O nosso ACC (Atividades Científicas e Culturais) deste ano, abordará o tema BNCC: um novo momento da Educação Brasileira. O documento é referência para construção do currículo escolar de todas as escolas do país e foi elaborado estabelecendo como pilares 10 competências gerais que irão nortear o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares – as antigas disciplinas  – da Educação Básica.

Na prática, a BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) aponta para a necessidade dos alunos serem capazes de utilizar os saberes que adquirirem para dar conta do seu dia a dia, sempre respeitando princípios universais, como a ética, os direitos humanos, a justiça social e a sustentabilidade ambiental. Ela também indica que as escolas promovam, não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o social, o físico, o emocional e o cultural, compreendidos como as dimensões fundamentais para a perspectiva de uma educação integral. Isso as diferencia das habilidades, que são mais focadas no desenvolvimento cognitivo.

Aqui, na Rede de Ensino Gênesis, o cuidado com os alunos de forma integral, trabalhando suas competências, habilidades socioemocionais já é uma prática e este documento apenas nos aponta que estamos no caminho certo e nos impulsiona a dedicar ainda mais para que nossos alunos se desenvolvam em plenitude.

Desta forma, vamos conhecer as 10 competências da BNCC?

1. Conhecimento: valorizar e utilizar o conhecimento historicamente construído sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo: exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a análise crítica, a reflexão, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Repertório Cultural: valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artística-cultural.

4. Comunicação: Utilizar diferentes linguagens, verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimento da linguagem artística, matemática e científica, para se expressar e compartilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Cultura Digital: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma critica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (inclusive escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informação, produzir conhecimento resolver problemas e exercitar o protagonismo e autoria da vida pessoal e coletiva.

6. Trabalho e Projeto de Vida: valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimento e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentação: argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, do outro e do planeta.

8. Autoconhecimento e Autocuidado: conhecer-se, apreciar-se e cuidar da sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e dos outros, com autocrítica e capacidade de lidar com elas.

9. Empatia e Cooperação: exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito aos outros e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, culturas e potencialidades, sem preconceito de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e Cidadania: agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Viram quanta coisa boa?  Estamos animados para seguir com o nosso jeito de educar, preocupando cada vez mais em preparar os nossos alunos para fazer a diferença e a serem pessoas cada vez mais preparadas intelectual, emocional e socialmente.  Muita coisa está por vir! Fiquem com a gente e aprendam um pouco mais no sábado, em nosso ACC.

Esperamos por vocês!

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